[TFS 2015] – Primeiras impressões

Há alguns dias atrás, no //BUILD foi lançado o TFS 2015 RC conforme o post do Brian Harry (Visual Studio and Team Foundation Server at Build 2015)

Essa semana separei um tempo para realizar a instalação e ver as novidades

1 – Instalação

A primeira coisa me chamou a tensão foi o tamanho do arquivo, no TFS 2013 tinhamos cerca de 2,45GB ja no TFS 2015 temos apenas 396MB. Pelo que percebi alguns arquivos que antes vinham na mesma mídia do TFS não vieram nessa versão, como por exemplo Project Server Extensions e SharePoint Extensions.

O processo de instalação não mudou muito, a única mudança foi adicionado mais uma aba Build para configura os Builds Agents que serão usados para a nova versão do Build (Build Preview), conforme a imagem abaixo:

BuildVNext

2 – Console

Quando abrimos o console de administração do TFS também vemos poucas mudanças, novamente o que mudou foi apenas a parte de build. Na página principal Application Tier temos as configurações do Build Agent.

BuildVNext_console

Agora temos uma opção XAML Build Configuration que é onde podemos configurar o modelo de build utilizando Controllers e Agents baseados nos templates XAML mantendo a compatibilidade com as versões anteriores do TFS.

Build XAML

3- Administração

Na parte administrativa do TFS logo no início vemos uma nova aba chamada Agent pools onde podemos administrar os agentes do Build Preview

Agent pools

 

Adicionado a aba Services Hooks que é para realizar integração com outras ferramentas, como Jenkins, Trello, etc

Services Hoocks

 

 4 – WebAccess

Tivemos várias melhorias na experiência de navegação, principalmente nos Backlog Items Board e no Tasks Board onde ficou  extremamente simples criar novos “cards”

TaskBoard

A maior alteração foi para a nova aba BUILD.PREVIEW que é onde vamos realizar as configurações do processo de build.

BuildVNext_WebAccess

Veja nesse link todos as novas features do TFS 2015 – What’s New in Team Foundation Server 2015

Resumindo, a maior atualização dessa versão ficou por conta do Build. Nos próximos posts estaremos falando com mais detalhes.

Aquele abraço!

Sobre Leandro Prado

Leandro Silveira Prado é Premier Field Engineer na Microsoft especializado em Application Lifecycle Management.