TechEd 2011

Nesse ano tive a oportunidade de participar do principal evento da Microsoft no Brasil, o TechEd. Já tinha ouvido falar muito bem desse evento e estava um pouco ansioso para participar do evento, então segue abaixo a minha opinião sobre as palestras.

Primeiro Dia – 29/Setembro/2011

Levantamos cedo, tomamos café no hotel pegamos um micro ônibus do próprio Hotel para o Center Norte

Credenciamento e Welcome Coffe

O credenciamento foi bem tranquilo tinha bastante gente para atender os participantes, chegamos cedo para evitar maiores problemas.

Ganhamos apenas uma bolsa com algumas propagandas dentro. Acho que pelo valor pago no evento os brindes e kits poderiam ser melhores

E o café também estava muito bom, bastante variedade…

General Session

O inicio do TechEd foi muito massa…. assim que abriram o auditório foi procurar um bom lugar para assistir, acabei ficando bem na frente para não perder nada.

Quem abriu o evento foi o presidente da Microsoft Brasil e logo após veio os gerentes de produtos dando uma idéia do que iria acontecer nesses dois dias, falando sobre System Center, Hyper-V, XBox, SQLServer, Windows Phone, etc… Assim que terminou a General Session começaram as palestras

DEV310 | Visual Studio vNext a nova geração – Brian Keller, Rodrigo de Carvalho

Essa palestra foi dada pelo Brian Keller que é evangelista da Microsoft em Visual Studio Application Lifecycle Management (ALM), mostrou o que está por vir no TFS na nova versão do Visual Studio 11. O que achei mais legal foi a plataforma TFS no azure onde podemos criar e gerenciar nossos projetos na nuvem!

COS305 | Migrando uma aplicação para Windows Azure – Rogério Cordeiro, Vitor Ciaramella

Essa palestra também foi bem legal, mostraram como pegar uma aplicação já existente em .NET e migrar para o Azure

WEB305 | ASP.NET WebForm & MVC , Saiba tirar proveito das 2 melhores opções de desenvolvimento para web. – Fernando Cerqueira

Outra palestra muito interessante, onde abordaram as qualidades e defeitos das duas plataformas, dessa maneira deixando o arquiteto escolher qual deve ser usada em seus projetos. Nessa palestra também abordaram como tratar o famoso ViewState no WebForm.

WEB306 | Conheça o novo ASP.NET MVC 4 – Victor Cavalcante, Giovanni Bassi

Apresentação das novas funcionalidades do MVC4 que na verdade resume em Mobile. Demostração muito bacana sobre como desenvolver uma aplicação para WEB e também disponibilizar para mobile. Tirando a propaganda que fizeram para a sua própria empresa, a palestra foi muito boa!

WEB302 | Presente e futuro da linguagem de programação JavaScript – Rogério Moraes de Carvalho

Essa foi uma das palestras que eu não gostei muito, onde apenas foi mostrado o que o JavaScript pode fazer e nos ajudar no desenvolvimento WEB

Depois dessas palestras saímos com um pessoal para ir comer e trocar algumas idéias e fazer alguns networks e escutar um bom rock’n roll !

Segundo Dia – 30/Setembro/2011

Tivemos que fazer o Check-out no hotel, e ainda não tinha o micro ônibus para nos levar ao Center Norte, por isso quase nos atrasamos!

WEB310 | Profundizando ASP.NET MVC 4.0 y Entity Framework 4.1 – Andres Aguiar

Tinha grande expectativa com essa palestra, porém não foi tudo aquilo… algumas demos não funcionaram e o palestrante não conseguiu resolver esses incovenientes. Também mostrou o Scaffold para criar nossos controllers e views… mas no resumo deu para ter uma idéia de como usar o EF Code First com o MVC

WEB307 | Criando e Consumindo Serviços REST com OData e WCF Web API – Israel Aece

Essa palestra foi muito boa, dando uma visão geral de SOA e também como criar serviços REST usando o WCF.

WEB308 | Defendendo minhas aplicações ASP.NET Web Forms e MVC contra hackers – Paulo Teixeira, Rogério Cordeiro

Aqui foram dadas algumas dicas de como proteger as aplicações contra invasões. Mostraram como evitar SQL Injection, Cross-site Scripting Attacks e alguns outros tipos de ataques

DEV308 | Integração entre EPM e ALM – Marcelo Azuma

Palestra aninal!!!! mostrando como integrar o Project Server com o TFS, foi abordado como criar seu cronograma no Project e depois enviar para o TFS dessa forma já criando os Work Itens e prazos para solução.

INT306 | Ciclo de Vida de Aplicações (ALM) em ambientes heterogêneos – José Papo, Bruno Lichot

Palestra muito boa também!!! mostraram como usar o TFS em ambientes não microsoft. Primeiramente mostraram o build automático em uma aplicação Java validando os seus testes. Depois mostraram como usar o Test Manager em uma aplicação Delphi!

APPI306 | MVC, MVP e MVVM: Uma Comparação de Padrões Arquiteturais – Alexandre Nardi, Jorge Tressino Rua, Leandro Lopes

Infelizmente essa palestra eu não participei.. tive que sair mais cedo para pegar o avião.. se alguém tiver participado favor mandar sua opnião

Stands

No espaço do evento possui vários stands de empresas parceiras da Microsoft onde podemos conhecer os produtos que elas podem nos oferecer e também participar de vários sorteios que acontecerem durante o evento!

Também tem vários stands da própria Microsoft com seus novos produtos que serão lançados em breve

Espaço para jogar XBox com Kinect, muito bacana!!! até fiquei com vontade de comprar um…

Fotos


Conclusão

É um evento muito bom!!! o nível tecnico é alto e os palestrantes sabem do que estão falando e são acessíveis para conversar! Mas no meu ponto de vista é um evento para fazer network, a todo momento temos a oportunidade de conhecer novas pessoas!!

É acho que ano que vem vou denovo!

Aquele abraço!

Sobre Leandro Prado

Leandro Silveira Prado é Premier Field Engineer na Microsoft especializado em Application Lifecycle Management.